top of page

Manaíra está mudando: o novo capítulo urbano de um dos bairros mais desejados de João Pessoa

  • Foto do escritor: Grupo Alba
    Grupo Alba
  • 21 de mai.
  • 3 min de leitura
Manaíra está mudando: o novo capítulo urbano de um dos bairros mais desejados de João Pessoa
Vista aérea do bairro de Manaíra

Manaíra sempre teve um jeito próprio de ser. Um bairro que combina o frescor da brisa do mar com o burburinho urbano, onde a vida acontece entre uma caminhada na orla e um café ou sorvete na esquina. Nos últimos anos, tenho observado – com olhos de empreendedor e também de frequentador – como essa região de João Pessoa tem se transformado, não só em termos de infraestrutura, mas na forma como as pessoas se relacionam com o espaço ao seu redor.


Há algo especial em caminhar por um bairro onde tudo parece estar ao alcance. Manaíra, com suas ruas arborizadas, praças e a brisa constante, é um desses lugares que nos convidam a viver com mais leveza.

Mas não se trata apenas de ter uma padaria ou uma farmácia por perto. É sobre encontrar um café onde o barista sabe o seu nome, uma livraria que abriga tardes chuvosas e conversas demoradas, ou uma loja onde cada objeto parece ter sido escolhido a dedo, nos fazendo enxergá-lo em nossos lares.


Em breve e para complementar toda essa boa vibração, o bairro de Manaíra ganhará o Atmosphera Mall, um desses espaços de convivência que integrará comércio e serviços, criando pontos de encontro, fortalecendo laços e dando ainda mais vida, conforto, experiências e interação ao cotidiano de toda a região.


Lembro-me bastante bem de quando os shoppings eram vistos apenas como locais de compras, pois fui lojista em shopping de grande porte durante muitos anos. Hoje, um mall se tornou uma verdadeira extensão da nossa casa, lugar onde encontramos amigos, trabalhamos, cuidamos da saúde e, claro, fazemos compras. Esse comportamento não é exclusivo do bairro de Manaíra, mas aqui ganhará contornos especiais com o Atmosphera Mall.



Atmosphera Manaíra, visão do Mall.
Atmosphera Manaíra, visão do Mall.

A geração mais jovem, apesar de tão conectada, valoriza essas experiências, de acordo com pesquisas recentes de especialistas em varejo. Eles buscam autenticidade, lugares que reflitam seus valores e proporcionem momentos memoráveis. Esse movimento é, na verdade, parte de uma virada global. Nos Estados Unidos, por exemplo, os shoppings estão experimentando a maior ocupação em 20 anos, com apenas 5% de vacância. Passaram de simples centros de compras para verdadeiros complexos de convivência, com salões de beleza, academias, centros médicos, teatros, espaços de trabalho e até residências. O resultado? Um crescimento de 12% no fluxo de pedestres e um salto de 65% nos gastos com experiências entre 2019 e 2023.


    Atmosphera Manaíra, visão leste.
Atmosphera Manaíra, visão leste.

Hoje, também segundo pesquisas, 60% dos consumidores buscam exatamente essas experiências personalizadas ao visitar lojas físicas. E 80% demonstram interesse em conhecer ofertas não tradicionais, como cafeterias em livrarias ou aulas em lojas de roupas. Essa transformação ganha ainda mais força sob o aspecto da segurança, da conveniência e do caráter multifuncional desses espaços, que combinam lazer, bem-estar, cultura e consumo num só lugar.











Esses dados dialogam com outra tendência identificada em nosso país: seis em cada dez brasileiros preferem ver e tocar os produtos. Mais uma vez: não é apenas compra — é experiência; as lojas viram destino, ofertando diversidade e acolhimento — pilares do bairro e dos bons centros comerciais.


No Brasil, essa evolução é evidente em empreendimentos que combinam residências de alto padrão com malls integrados e contribuem ainda para a revitalização urbana e o desenvolvimento econômico das regiões onde estão inseridos,  passando a ser centros pulsantes da vida urbana e refletindo as mudanças na sociedade e antecipam as necessidades de um público cada vez mais exigente e diversificado. 


O bairro de Manaíra tem abraçado essa tendência, com empreendimentos e o crescimento de novos negócios que pensam além das paredes. São projetos que consideram o entorno, que dialogam com a vizinhança e que entendem a importância de criar ambientes acolhedores.


Como alguém que acompanha de perto as transformações urbanas, vejo com entusiasmo esse movimento. Manaíra está, pouco a pouco, se reformulando, mantendo sua essência, mas abraçando o novo. E isso é algo que merece ser celebrado.




Fontes:

  • Cushman & Wakefield: big global de serviços imobiliários ​

    International Council of Shopping Centers (ICSC)

  • Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce 

  • Placer.ai: especialista em análise de tráfego de visitantes

bottom of page